segunda-feira, 15 de julho de 2013

História da Geologia – The Men of the Rock

Uma excelente trilogia sobre a História da Geologia. São vídeos da BBC, apresentando todo o desenrolar das descobertas geológicas baseadas no território escocês.
Apresentação didática e simples do professor Iain Stewart que percorre a Escócia em busca de evidências que mostram como o território foi construído através do tempo. Comenta também as descobertas dos cientistas da época.
O vídeo mostra os conceitos modernos da atual Geologia.
Geologia – Geo (terra) Logia (estudo) é a ciência que estuda a composição, estrutura e propriedades físicas da Terra. Por meio desta ciência conseguimos determinar a idade da Terra, aproximadamente 4,6 bilhões de anos, desenvolver a Teoria da Tectônica de Placas e muito mais.
Além disso, o geólogo é o profissional habilitado a localizar e gerir os recursos naturais, bem como, encontrar aplicação industrial para esses recursos, como extração de petróleo, ferro, calcário, etc.
O primeiro vídeo mostra a contradição entre a “Criação” citada na Bíblia e as recentes descobertas científicas que acompanharam todas as implicações, visto que há trezentos anos, a discussão era considerada heresia.
Muitos fatos e cientistas são citados e explicados, todos os seus trabalhos de descobertas.
Caso tenha problemas com as legendas, vá até a engrenagem e ative a legenda para Português Brasil
 e o link do vídeo 01  https://www.youtube.com/watch?v=8lsnSqYa1UU





No segundo vídeo a explicação da Teoria de Tectônica de Placas, isto é, a deriva dos continentes e a expansão do fundo do mar. Ambas as descobertas culminaram com a Teoria que simplificadamente, propõe que a crosta terrestre move-se sobre a superfície do manto, mais liquido e aquecido.
https://www.youtube.com/watch?v=w8k5iqCnUnM





No terceiro vídeo a explicação dos dobramentos das rochas e os períodos de glaciação, que são mudanças profundas no clima da Terra, provocando o aumento das geleiras e consequente aumento da massa sobre os continentes, capazes de provocar drásticas mudanças nas rochas.
https://www.youtube.com/watch?v=2HZnZRHSDLI






Espero que gostem e aprendam bastante sobre esse assunto.
Lembrando que aqui em Salto, temos o mais antigo exemplar de afloramento rochoso, a Rocha Moutonnée, um granito róseo de idade estimada em 500 milhões de anos. 



O nome Moutonnée, significa carneiro (em francês), devido a sua forma arredondada.


As ranhuras e estrias foram produzidas durante a última glaciação, 270 milhões de anos, preservando o seu valor histórico e geológico.




O Parque Rocha Moutonnée, é o primeiro parque geo-histórico do continente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário